Número total de visualizações de páginas

sábado, 30 de agosto de 2014

A Menina dos Ossos de Cristal - Ana Simão » Opinião.



Sinopse : « Inês tem uma doença muito rara, Osteogénese Imperfeita ( OI ) - mais vulgarmente conhecida como doença dos ossos de vidro - e aos 14 anos o seu pequeno corpo já tinha sofrido mais de 100 fracturas. 
  A menina cuja história de luta e coragem vamos acompanhar não se deixou vencer pelo medo: nem quando quis dar os primeiros passos e não conseguiu, nem quando todas as crianças corriam e brincavam e ela estava numa cama de hospital, embalando nos seus sonhos Mefibosete, o menino imaginado pelo seu pai.
  Da perda da inocência nas mãos de um curandeiro, passando pela enorme luta da família para não a perder, até à licenciatura conquistada a pulso, a vida da Menina dos Ossos de Cristal transforma-se, diante dos nossos olhos, no triunfo da mulher que, contra todas as expectativas, consegue vencer. Como todos aqui aprenderemos, há apenas uma frase rara que nós, como Inês, nunca devemos esquecer: amor é poder. »

Opinião : Se há uma palavra que descreva esta obra é, sem dúvida, 'Emocionante'.
Esta obra é um testemunho de vida, no mínimo, arrebatador.
Eu vi-me apaixonada pela força desta menina, desta mulher. Esta obra sem dúvida vai-me ficar na memória durante muito, muito tempo. Confesso que não conhecia esta doença, mas pelo que li, eu penso que é preciso ter mesmo MUITA força e muita vontade de viver.
Eu, ao ler a obra, arrepiei-me nuns momentos, fiquei comovida noutros, e na maior parte, tive uma enorme vontade de abraçar esta autora. Uma enorme vontade de a abraçar e dizer-lhe que merece o melhor que a vida ainda lhe pode dar. Que não merecia ter passado por tudo aquilo.
Esta obra é sem dúvida magnífica, e aconselho TODA a gente a lê-la. É um testemunho de vida incrível, que vai ficar durante muito tempo na vossa memória, e se for como eu, mudar a vossa maneira de pensar e de ver a vida, e dar mais valor aos pequenos pormenores do nosso dia-a-dia.

Demorei um pouco a lê-lo porque foi uma luta, a minha mãe estava a lê-lo ao mesmo tempo que eu e não o queria largar! Hoje que ela foi trabalhar, aproveitei e acabei a leitura.
Fiquei admirada, porque ela nunca lê, mas este livro não queria largar e também já está quase a acabar de lê-lo.

« Inês é uma menina única, como todas as outras do mundo. Mas, ao contrário delas, Inês nasceu num corpo muito frágil e os seus ossos partem-se em mil pedaços, como se fossem de cristal. »

5/5 estrelas.

Podem comprar o livro aqui.
Um especial obrigada à editora Guerra e Paz que me cedeu o exemplar.

A autora : 




Ana Simão nasceu em 1965 em Santarém. É portadora de uma doença rara, Osteogénese Imperfeita ( OI ), vulgarmente conhecida como a doença dos ossos de cristal.
 É licenciada em Gestão de Recursos Humanos, com uma pós-graduação no ISCTE. Trabalhou na Câmara Municipal de Santarém, onde exerceu funções na área da cultura, turismo e ação social.
Escreve para a revista da APOI ( Associação Portuguesa de Osteogénese Imperfeita ) e para a Associação Salvador.
 Depois de quase 25 anos de trabalho e 3 de sucessivos internamentos hospitalares, viu-se obrigada a uma aposentação por invalidez. Mas foi nesse momento que descobriu que há milagres e que a escrita, se não salva ninguém, lhe dá esperança e alegria para continuar.
A menina dos ossos de cristal é o seu inspirador testemunho de vida, que agora quer partilhar.

Quero deixar aqui o meu especial obrigada à autora pela disponibilidade e simpatia com que falou comigo.
Quero também desejar as melhores felicidades e que lhe corra tudo o melhor possível.
É uma enorme lutadora, nunca se esqueça disso!
Um beijinho meu e da minha mãe!



Sem comentários:

Enviar um comentário