Número total de visualizações de páginas

segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Divergente - Veronica Roth. [ Opinião ]


Livro

Sinopse : « Na Chicago distópica de Beatrice Prior, a sociedade está dividida em cinco fações, cada uma delas destinada a cultivar uma virtude específica: Cândidos (a sinceridade), Abnegados (o altruísmo), Intrépidos (a coragem), Cordiais (a amizade) e Eruditos (a inteligência). Numa cerimónia anual, todos os jovens de 16 anos devem decidir a fação a que irão pertencer para o resto das suas vidas. Para Beatrice, a escolha é entre ficar com a sua família... e ser quem realmente é. A sua decisão irá surpreender todos, inclusive a própria jovem.

Durante o competitivo processo de iniciação que se segue, Beatrice decide mudar o nome para Tris e procura descobrir quem são os seus verdadeiros amigos, ao mesmo tempo que se enamora por um rapaz misterioso, que umas vezes a fascina e outras a enfurece. No entanto, Tris também tem um segredo, que nunca contou a ninguém porque poderia colocar a sua vida em perigo. Quando descobre um conflito que ameaça devastar a aparentemente perfeita sociedade em que vive, percebe que o s
eu segredo pode ser a chave para salvar aqueles que ama... ou acabar por destruí-la. »


Opinião : Bem, tenho de admitir que antes de ler o livro, vi o filme ( opinião do filme em breve ). E confesso que o livro me impressionou mais. Claro que é sempre giro vermos o filme e lermos o livro. O livro complementa sempre o que vemos no filme, embora por vezes seja um pouco diferente, nas partes em que é igual, fica sempre tudo mais esclarecido. Por exemplo, confesso que no filme não tinha percebido o porquê de Beatrice ter feito a tatuagem com os corvos, e quando li o livro fiquei a perceber. Entre muitos outros exemplos.

Bem, eu achei a história muito original, gostei imenso! Acho que o livro retrata vários pormenores importantes como a importância da família e da amizade, como devemos lidar com os nossos medos, etc.

Dou os meus parabéns à autora, não só pela criatividade, mas pela maneira como escreve, pois o livro e o filme, e mesmo a história em si, prendeu-me do início ao fim! Estou agora a ler Insurgente, que quererei ver também o filme, e quando conseguir, irei ler Convergente, pois esta é, sem dúvida, uma saga que quero ler inteira!

Em breve, opinião do filme, e mais umas coisinhas sobre Divergente.

Aconselho vivamente esta obra a toda a gente, sem excepções. Não só a quem gosta de fantasia, mas a todas as pessoas, acho que se vão surpreender, pela positiva.

5/5 estrelas.


A autora :


Veronica Roth estudou Escrita Criativa na Northwestern University. Nos seus tempos de faculdade, preferiu dedicar-se a escrever o que viria a ser a sua primeira obra, Divergente, e deixar de lado os trabalhos de casa – uma escolha que acabou por transformar totalmente a sua vida. Veronica Roth foi considerada a melhor autora pelo GoodReads Choice Awards em 2012. Divergente foi eleito o melhor livro de 2011 e Insurgente o melhor livro de fantasia para jovens-adultos em 2012, pela mesma entidade, a única cujas distinções são atribuídas exclusivamente pelos leitores.

Sem comentários:

Enviar um comentário