Número total de visualizações de páginas

quarta-feira, 12 de novembro de 2014

O Fio do Destino - Laura Schroff & Alex Tresniowski. [ Opinião ]

Sinopse : « E foi nesse momento que a vida de Laura mudou para sempre. Com uma carreira de sucesso no USA Today - o maior jornal americano - ela era uma mulher privilegiada, mas solitária. O seu passado encerrava segredos dolorosos que a impediam de se sentir realizada e feliz. Quando viu Maurice pela primeira vez, Laura não poderia imaginar quão importante viria a ser na vida daquele menino. Maurice tinha apenas seis anos, mas a sua história era já devastadora.
Com o corpo e o espírito marcados por anos de abandono e fome, o único mundo que conhecia era o da violência e do caos. Com a sua tenra idade, ele já sabia o suficiente para temer pela própria vida. Não rezava, não sabia como, mas pensava: Por favor, não me deixem morrer. E de certo modo, esta era a sua pequena oração. Contra todas as expectativas, Laura seria a resposta à sua prece. Com pequenos gestos de bondade, ela permitiu-lhe ter fé no futuro pela primeira vez. E Maurice retribuiu, ajudando-a a descobrir-se a si própria e à sua capacidade de amar. A amizade entre ambos transformou e enriqueceu as suas vidas. Laura e Maurice são até hoje a prova de que tudo é possível quando abrimos o coração aos outros. »

Opinião : Bem, estou aqui há sensivelmente 15 minutos a pensar no que dizer sobre este livro. Há livros tão perfeitos, que por mais que tentemos descrevê-los, não encontramos palavras certas para o fazer. Este é um desses livros.
Este livro conta-nos a história de Maurice, um mendigo de 11 anos e de Laura, uma Diretora Comercial, que se encontram e fazem parte da vida um do outro.
Laura leva Maurice a almoçar várias vezes, até começar a ser uma rotina durante anos.
Este livro, mesmo se não fosse uma história real, se fosse apenas da imaginação de alguém, só por si já era emocionante. Mas quando vemos que é uma história real .. fica mesmo .. não encontro a palavra para descrever. 
É um livro tocante, que retrata a realidade existente em muitas partes do mundo.
Pobreza, fome, solidão, abandono, ignorância, drogas, álcool .. é tudo retratado neste livro. Por vezes, de uma maneira brutal.
Eu, sinceramente, acho que foi o livro mais tocante que li até hoje. Apeguei-me a ele e não o larguei.
Vai ficar-me com certeza na memória durante muito tempo. Se calhar, se vir hoje um mendigo na rua, a minha reação vai ser diferente. Depois de ler este livro .. a minha maneira de ver o mundo, de certa forma, mudou. 
Eu aconselho este livro a TODA a gente, e aposto com vocês que não se arrependerão !
Queria dizer mais, muito mais, mas sinceramente, nem sei como o dizer. Ficamos por aqui .. Quem quiser saber mais sobre este livro, compre. Recomendo, mesmo.
Este livro ensina-nos tantas, mas tantas coisas. Uma delas, a valorizar o que temos, pois o que para nós é uma coisa normal, adquirida, para outros, pode ser tudo o que sempre sonharam. 

Quero agradecer ao blog Mil Folhas , porque eu ganhei este livro num passatempo de lá , e se não o tivesse ganho , ainda hoje não conhecia esta história. Obrigada.

5/5 estrelas. Merecia talvez mais.



Excertos de que gostei / Que me ficara na memória :

« Se o amor é a maior de todas as dádivas, então o maior de todos os privilégios é poder amar alguém. »

« O Maurice olhou para mim e perguntou :
- Se me fizer o almoço, pode pô-lo num saco de papel castanho ?
Não compreendi verdadeiramente a pergunta.
- Okay, tudo bem. Mas porquê ?
- Porque quando vejo os miúdos ir para a escola com o almoço num saco de papel castanho, sei que alguém cuida deles. Miss Laura, posso ter o meu almoço num saco de papel castanho, por favor ?
Desviei a cara quando o Maurice disse isto, para ele não ver as lágrimas que me assomaram aos olhos.
Um simples saco de papel castanho, pensei.
Para mim, não significava nada. Para ele, significava tudo. »

Os autores :

Laura Schroff trabalhou como executiva na área da publicidade em grandes grupos de comunicação, como a Time Inc. e a Condé Nast. Nascida e criada em Long Island, integrou a equipa que transformou o USA Today num grande jornal de tiragem nacional. Antes do lançamento de três dos mais bem sucedidos projetos da Time Inc. - a InStyle, a Teen People e a People StyleWatch - ela foi diretora das sucursais de Nova Iorque das revistas People e Ms. e editora associada da Brides. Laura adora passar o seu tempo na sua casa em Long Island e visitar a família em Nova Iorque e na Florida. Vive em Nova Iorque com o seu caniche Coco.


Alex Tresniowski é escritor e vive em Nova Iorque. Colabora desde 1998 com a revista People, escrevendo artigos de interesse humano, crime e desporto. É também autor de seis livros, nomeadamente The Vendetta, baseado em factos reais e que deu origem ao filme Inimigos Públicos, protagonizado por Johnny Depp.

Sem comentários:

Enviar um comentário